Para efetuar o cadastro de produtos simples no sistema ROI COMMERCE, é importante que os cadastros de MARCAS, ATRIBUTOS e CATEGORIAS sejam preenchidos anteriormente, pois essas informações são necessárias para que possamos efetuar um bom cadastro de produto.
Você pode encontrar informações sobre o cadastro dessas estruturas, nos links ao final desse artigo.
Cadastro de Produtos Simples.
Produto simples, é o nome dado a produtos que não tenham variação em sua composição.
1 – Acessar o MENU do sistema e clicar em Produtos:
2 – Ao abrir a tela de produtos, clicar em NOVO
3 – Ao clicar em NOVO, o formulário de cadastro de produtos irá abrir para que seja feito o cadastro.
4 – Abas do formulário:
4.1 CADASTRO
Na primeira aba do formulário de cadastro de produto você vai preencher os dados básicos do produto.
Código: É o código do produto no sistema. Esse dado irá servir de referencia para localização do produto. É importante que esse dado tenha um padrão e seja o mesmo utilizado em seu sistema ERP, pois ele servirá para futuras integrações e no caso de atualizações em massa via planilha, esse dado será a referencia.
Formato: Esse campo irá especificar o formato do produto (SIMPLES ou VARIAÇÃO). Nesse caso, iremos utilizar a condição SIMPLES.
Descrição: Nome do produto dentro do sistema.
Altura (cm), Largura (cm) e Comprimento (cm): Medidas da embalagem do produto em centímetros.
Peso Líquido (kg): Segunda unidade de medida de peso do produto. Campo não obrigatório. Serve apenas de referencia. Dado tem que ser gravado em formato quilograma.
SKU Fornecedor: Código do produto no fornecedor. Campo não é obrigatório e serve apenas de referencia.
Código de Barras: Código EAN, GTIN
Preço de Custo: Campo destinado ao preço de custo do produto. Não obrigatório. Serve apenas de referencia.
Peso Bruto (kg): Peso do produto que será utilizado como referencia para cotação de frete. Dado tem que ser gravado em formato quilograma.
NCM: Campo destinado ao NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto. Esse dado por padrão tem 8 dígitos. Não gravar com pontos. Digitar apenas os números.
Prazo Cross Docking: Campo destinado a quantidade de dias que irá se somar aos dias de transporte para ser apresentado para o cliente no momento da compra. OBS.: Funcionalidade só se aplica quando se utiliza a tabela de frete padrão da loja OPENCART.
Preço Venda: Preço de venda do produto.
Preço Venda Promocional: Preços de venda promocional do produto. Quando o campo é preenchido, o sistema deixa de utilizar o valor do Preço Venda e passa a utilizar o Preço Venda Promocional. Quando esse campo é vazio ou 0, o sistema desconsidera e utiliza o campo do Preço Venda.
Marca: Campo para selecionar a marca do produto que foi cadastrada anteriormente.
Prazo Garantia: Prazo de garantia do produto em meses.
Msg Garantia: Mensagem de garantia padrão para o produto.
Estoque: Estoque do produto que será disponibilizado para o sistema.
Produto Bloqueado: Campo de seleção para bloquear um produto ou não. Quando o produto estiver bloqueado, ele ficará inativo para o sistema, ou seja, o sistema entenderá que esse produto não está disponível para venda.
4.2 DESCRIÇÃO:
Na segunda aba do formulário, você vai preencher os dados:
Descrição (Texto): Será a descrição completa do produto. Texto que irá definir o produto. A utilização de tags html não é aconselhável nesse campo, pois essas tags irão ser negadas na conexão do produto com os marktplaces. A utilização correta para esse campo é de um texto plano, sem tags e sem nenhum tipo de formatação.
Meta Título: Título do produto que irá ser indexado aos buscadores.
Meta Descrição: Descrição do produto que irá ser indexada aos buscadores.
Para esses dois campos de Meta, ao final do artigo você encontra um material de apoio com explicações sobre o conceito dos Metas.
Tags (Específico para busca OPENCART): Palavras-chave que serão utilizadas para auxiliar na busca do produto dentro da loja OPENCART. Digitas as palavras que querem utilizar separadas por vírgula.
SEO URL: Campo destinado ao preenchimento da url encurtada do produto dentro da loja OPENCART.
Para o campo de SEO URL, ao final do artigo você encontra um material de apoio com explicações sobre o conceito do SEO URL.
4.3 IMAGENS
Na terceira aba do formulário, você vai anexar as imagens do produto:
Clique em nova imagem e faça o upload do arquivo. Como boas praticas de cadastro, você deve renomear sua imagem para .jpg e não deixar nenhum espaço, caractere especial e maiúsculo no nome do arquivo, pois isso em algum momento de integração, pode comprometer.
Exemplo: foto-imagem-01.jpg
4.4 CATEGORIAS
Na quarta aba do formulário, você vai amarrar seu produto aos departamento ou categoria que foi previamente cadastrada:
Para adicionar uma categoria ao produto, basta selecionar a desejada e clicar em INCLUIR.
OBS.: Um produto pode estar em várias categorias.
Ao finalizar o processo, basta clicar em SALVAR e seu produto será cadastrado.
Artigos de apoio:
Adicionar comentário