Help Roi Commerce

Cadastro de Produtos Simples (sem Variação)

Nesse artigo, você vai conhecer o processo de cadastro de produto simples no sistema ROI COMMERCE.

Para efetuar o cadastro de produtos simples no sistema ROI COMMERCE, é importante que os cadastros de MARCAS, ATRIBUTOS e CATEGORIAS sejam preenchidos anteriormente, pois essas informações são necessárias para que possamos efetuar um bom cadastro de produto.

Você pode encontrar informações sobre o cadastro dessas estruturas, nos links ao final desse artigo.

Cadastro de Produtos Simples.

Produto simples, é o nome dado a produtos que não tenham variação em sua composição.

1 – Acessar o MENU do sistema e clicar em Produtos:

2 – Ao abrir a tela de produtos, clicar em NOVO

3 – Ao clicar em NOVO, o formulário de cadastro de produtos irá abrir para que seja feito o cadastro.

4 – Abas do formulário:

4.1 CADASTRO

Na primeira aba do formulário de cadastro de produto você vai preencher os dados básicos do produto.

Código: É o código do produto no sistema. Esse dado irá servir de referencia para localização do produto. É importante que esse dado tenha um padrão e seja o mesmo utilizado em seu sistema ERP, pois ele servirá para futuras integrações e no caso de atualizações em massa via planilha, esse dado será a referencia.

Formato: Esse campo irá especificar o formato do produto (SIMPLES ou VARIAÇÃO). Nesse caso, iremos utilizar a condição SIMPLES.

Descrição: Nome do produto dentro do sistema.

Altura (cm), Largura (cm) e Comprimento (cm): Medidas da embalagem do produto em centímetros.

Peso Líquido (kg): Segunda unidade de medida de peso do produto. Campo não obrigatório. Serve apenas de referencia. Dado tem que ser gravado em formato quilograma.

SKU Fornecedor: Código do produto no fornecedor. Campo não é obrigatório e serve apenas de referencia.

Código de Barras: Código EAN, GTIN

Preço de Custo: Campo destinado ao preço de custo do produto. Não obrigatório. Serve apenas de referencia.

Peso Bruto (kg): Peso do produto que será utilizado como referencia para cotação de frete. Dado tem que ser gravado em formato quilograma.

NCM: Campo destinado ao NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto. Esse dado por padrão tem 8 dígitos. Não gravar com pontos. Digitar apenas os números.

Prazo Cross Docking: Campo destinado a quantidade de dias que irá se somar aos dias de transporte para ser apresentado para o cliente no momento da compra. OBS.: Funcionalidade só se aplica quando se utiliza a tabela de frete padrão da loja OPENCART.

Preço Venda: Preço de venda do produto.

Preço Venda Promocional: Preços de venda promocional do produto. Quando o campo é preenchido, o sistema deixa de utilizar o valor do Preço Venda e passa a utilizar o Preço Venda Promocional. Quando esse campo é vazio ou 0, o sistema desconsidera e utiliza o campo do Preço Venda.

Marca: Campo para selecionar a marca do produto que foi cadastrada anteriormente.

Prazo Garantia: Prazo de garantia do produto em meses.

Msg Garantia: Mensagem de garantia padrão para o produto.

Estoque: Estoque do produto que será disponibilizado para o sistema.

Produto Bloqueado: Campo de seleção para bloquear um produto ou não. Quando o produto estiver bloqueado, ele ficará inativo para o sistema, ou seja, o sistema entenderá que esse produto não está disponível para venda.

4.2 DESCRIÇÃO:

Na segunda aba do formulário, você vai preencher os dados:

Descrição (Texto): Será a descrição completa do produto. Texto que irá definir o produto. A utilização de tags html não é aconselhável nesse campo, pois essas tags irão ser negadas na conexão do produto com os marktplaces. A utilização correta para esse campo é de um texto plano, sem tags e sem nenhum tipo de formatação.

Meta Título: Título do produto que irá ser indexado aos buscadores.

Meta Descrição: Descrição do produto que irá ser indexada aos buscadores.

Para esses dois campos de Meta, ao final do artigo você encontra um material de apoio com explicações sobre o conceito dos Metas.

Tags (Específico para busca OPENCART): Palavras-chave que serão utilizadas para auxiliar na busca do produto dentro da loja OPENCART. Digitas as palavras que querem utilizar separadas por vírgula.

SEO URL: Campo destinado ao preenchimento da url encurtada do produto dentro da loja OPENCART.

Para o campo de SEO URL, ao final do artigo você encontra um material de apoio com explicações sobre o conceito do SEO URL.

4.3 IMAGENS

Na terceira aba do formulário, você vai anexar as imagens do produto:

Clique em nova imagem e faça o upload do arquivo. Como boas praticas de cadastro, você deve renomear sua imagem para .jpg e não deixar nenhum espaço, caractere especial e maiúsculo no nome do arquivo, pois isso em algum momento de integração, pode comprometer.

Exemplo: foto-imagem-01.jpg

4.4 CATEGORIAS

Na quarta aba do formulário, você vai amarrar seu produto aos departamento ou categoria que foi previamente cadastrada:

Para adicionar uma categoria ao produto, basta selecionar a desejada e clicar em INCLUIR.

OBS.: Um produto pode estar em várias categorias.

Ao finalizar o processo, basta clicar em SALVAR e seu produto será cadastrado.

Artigos de apoio:

Adicionar comentário