Para conectar seus produtos ao Marketplace Via Varejo, primeiramente é preciso fazer a amarração de suas estruturas de Categoria local com a estrutura de Categoria da Via Varejo.
Para efetuar essa ação, acesse o artigo abaixo:
Com a amarração das Categorias feitas, acesse MENU -> GESTÃO DE PRODUTOS -> PRODUTOS
Você pode conectar seus produtos de duas formas, EM MASSA ou UNITÁRIAMENTE.
EM MASSA:
Serão conectados apenas produtos SIMPLES e de Categorias que não exijam atributos obrigatórios. A Via Varejo define dinamicamente para cada Categoria atributos que precisam ser preenchidos ao enviar o produto. Caso a Categoria que está vinculado o produto não exigija obrigatoriedade em nenhum atributo, o sistema irá conectar. Como o processo é em massa, não é possível enviar os atributos, haja visto que cada categoria de produto exige seus próprios atributos.
Para fazer a conexão dessa forma, selecione os itens desejados via flag, cliquem em Ações em Massa -> Via Varejo -> Conectar Produtos
UNITÁRIAMENTE:
Pode ser conectado qualquer produto de qualquer Categoria, pois como o processo é feito unitariamente, você tem a opção de fazer o preenchimento dos atributos opcionais e os obrigatórios caso a Categoria exija.
Para fazer a conexão dessa forma, clique no botão Via Varejo localizado no canto direito a frete do produto.
Ao clicar no botão Via Varejo, será aberta a tela padrão de conexão ROI COMMERCE. Clique em Conectar Produto. Ao clicar, a tela de conexão com a Via Varejo será aberta e os atributos dinâmicos serão carregados. Os atributos vão variar dependendo da Categoria de cada produto. Em sua grande maioria, esses atributos são opcionais, mas existem Categorias que trazem em sua composição atributos obrigatórios.
Os tópicos “Características”, “Especificações Técnicas” e “Atributos Variantes” são onde ficam os atributos vindos direto da API Via Varejo baseado na Categoria do produto. Basta preencher e clicar em Publicar Produto.
Ao publicar o produto, esse irá entrar em uma fila de Validação da Via Varejo, fila essa que pode demorar até 48hs para ser analisada. Por isso, você não conseguirá ver o produto imediatamente dentro do Portal da Via Varejo. Essa etapa é chamada de “AGUARDANDO_PROCESSAMENTO” que é representada pela cor Laranja dentro do ROI COMMERCE.
O ROI COMMERCE ficará monitorando automaticamente a validação desse produto junto a VIA VAREJO. Caso esse produto seja aprovado com sucesso, o botão ficará Verde e a oferta ativa dentro da VIA VAREJO. Essa etapa dentro da Via Varejo, é chamada de “FICHA_INTEGRADA”.
Caso o produto seja rejeitado, o botão ficará Vermelho. Essa etapa dentro da Via Varejo se chama “INVÁLIDO”. Ao clicar no botão e tentar reconectar, você receberá uma mensagem com o erro para correção. Basta corrigir e conectar novamente.
Caso o produto seja aprovado mas com sugestão de MATCH (O Match é a sugestão da Via Varejo de unificar seu produto com outro igual dentro do portal.) o botão ficará Azul. Essa etapa dentro da Via Varejo, é chamada de “VÁLIDO”. Nesse caso, você pode entrar dentro do portal da Via Varejo e optar pelo MATCH ou não. Caso não opte, seu produto segue para o cadastro (FICHA_INTEGRADA). Caso você não tome nenhuma ação, em 48hs a Via Varejo descarta o MATCH e segue seu produto para cadastro (FICHA_INTEGRADA).
Artigos relacionados:
https://help.roicommerce.com.br/index.php/2021/01/29/solicitando-token-de-integracao-via-varejo/
Adicionar comentário