Para vender no Via Varejo, é necessário ter os seguintes requisitos e documentos:
- CNPJ
- Contrato Social
- Certificado ME ou requerimento de empresário
- Número no Sintegra
- Documento de identificação do responsável legal
- Comprovante bancário contendo Razão Social, CNPJ, número da agência e conta bancária.
- Emitir Nota Fiscal Eletrônica ou avulsa em todas as vendas
Se você cumpre todos os requisitos, basta entrar no site do Via Varejo Marketplace e clicar em “Cadastrar Loja”. Após preencher um formulário com todas as informações, o Via Varejo fará uma análise dos seus dados e enviará um e-mail informando os próximos passos.
Quanto custa vender no Via Varejo?
Não existe um custo de entrada para vender no Via Varejo. A empresa só cobra uma comissão por cada venda, que varia de 14 a 18% de acordo com a categoria do produto. Depois de descontada essa porcentagem, o repasse é feito ao lojista conforme o seguinte critério:
- Para pedidos entregues ao transportador entre os dias 11 e 25, o vendedor receberá o dinheiro no dia 20 do mês seguinte
- Para pedidos entregues ao transportador entre os dias 26 e 10, o vendedor receberá o dinheiro no dia 30 do mês seguinte
Como cadastrar produtos no Via Varejo Marketplace?
Existem três formas para incluir os itens que você quer vender no marketplace:
Cadastro Individual
Você deve acessar o seu painel e em seguida ir em “Catálogo” > “Produto” > “Inclusão”. No campo “Buscar” você deve procurar o produto que você quer cadastrar. É possível selecionar “Cadastre um novo”, caso você não encontre o item na lista. Mais informações sobre esse processo podem ser encontradas aqui.
Inclusão por planilha
É possível também cadastrar vários produtos de uma vez usando uma planilha. Para isso, o lojista precisará abrir um chamado no suporte e respeitar todas as orientações descritas aqui.
Via integradora/hub
Por meio da API do Via Varejo, existem plataformas que permitem que você cadastre seus produtos rapidamente ou importe de algum outro marketplace. A plataforma ROI COMMERCE, por exemplo, possui essa funcionalidade e faz essa integração rapidamente.
Emissão de NFe no Via Varejo
Como já comentamos, o Via Varejo exige a emissão de nota fiscal para cada venda que você realizar.
Dessa forma, a contratação de um hub de integração pode facilitar muito o seu processo. Com uma plataforma como a ROI COMMERCE, você preenche os dados fiscais de cada pedido e o sistema envia automaticamente essas informações para o Via Varejo.
Se você utilizar algum sistema ERP que integre com o ROI COMMERCE, todo esse processo pode ser ainda mais automatizado: logo após a aprovação do pedido, nosso sistema solicita a emissão de nota no seu ERP e depois recebe esses dados fiscais para enviar ao marketplace (ou para imprimir e enviar ao cliente, por exemplo).
Sem um Hub, todo esse processo deve ser feito manualmente, o que tornará a operação muito mais lenta e até inviável dependendo do número de pedidos recebidos.
Como é o envio no Via Varejo?
Ao contrário de marketplaces como Mercado Livre, Magalu e B2W, o Via Varejo não possui um sistema próprio de logística e, portanto, não emite etiquetas de envio. Nesse sentido, ela funciona de modo muito parecido com a Amazon.
Ou seja, o ideal é que o próprio lojista tenha contrato com os Correios. Se esse for o caso, usando o ROI COMMERCE o lojista consegue emitir e imprimir suas etiquetas de envio de forma automática, logo que a venda for aprovada.
Integre marketplaces e aumente suas vendas
Quem ainda não vende no Via Varejo está perdendo a oportunidade de aumentar a visibilidade e atingir mais pessoas. Aqui no ROI COMMERCE, possuímos a melhor integração com a Via Varejo, o que facilita o trabalho de quem vem de outros marketplaces.
Também temos integração com outros marketplaces como Mercado Livre, B2W, MadeiraMadeira, Magazine Luiza, Amazon, Shoppee, além de serviços de logísticas, ERPs e lojas virtuais. Dessa forma, você consegue fazer toda a gestão de suas vendas em uma única plataforma.
Se você ficou interessado em expandir seu negócio para Via Varejo e deseja conhecer as vantagens do ROI COMMERCE, consulte um de nossos especialistas e faça um diagnóstico gratuito. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.
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