O que é a Reserva de Saldos de Estoque?
A reserva de saldos, é quando o sistema retira o saldo de um item quando recebe algum pedido.
O sistema ROI COMMERCE faz uma reserva de saldos de estoque SIMPLES, ou seja, remove a quantidade de unidades que veio no pedido do saldo que fica no cadastro do produto quando esse pedido é integrado ao sistema. Caso você faça o cancelamento desse mesmo pedido, o sistema devolve esse saldo que ele reservou.
Observações:
- O sistema sempre faz a reserva simples no cadastro do produto quando um pedido é integrado;
- O sistema não faz reserva de saldo quando um pedido é inserido manualmente no sistema;
- O sistema devolve o saldo quando a rotina de Cancelar Pedido é utilizada. Não devolve o saldo para pedidos inseridos manualmente no sistema;
- Não é feito nenhum tipo de movimento de estoque dentro do módulo de Gestão de Estoque, apenas é removida a quantidade de itens que veio no pedido e gravado diretamente no cadastro do produto. Sendo assim, caso haja movimentação desse mesmo item (ENTRADA ou SAÍDA), essa movimentação irá sobrepor a ação de reserva feita anteriormente.
Resumo:
A reserva de estoque foi feita para que no ato da venda, o sistema já leve em consideração a futura saída daquele item e avise as outras integrações caso haja, que aquele item não está mais disponível para venda.
Para saber mais sobre a funcionalidade dentro da Loja E-commerce, acesse o material abaixo:
https://help.roicommerce.com.br/index.php/2022/09/15/reserva-de-estoque-no-sistema-roi-commerce/
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Caso esteja utilizando o modelo de Gestão de Estoque igual à “Entradas e Saídas”, o saldo do produto sempre irá voltar para o saldo atual quando houver quaquer tipo de movimentação ou alteração no produto. Se aquele produto que recebeu um débito de reserva por conta de um pedido vindo de integração for alterado (Formulário ou API) ou ter recebido alguma movimentação de estoque (Entradas ou Saída de Nota Fiscal), esse irá voltar ao saldo atual imediatamente e perderá a reserva feita. Sendo assim, é aconselhavel não deixar pedidos aprovados no sistema sem tratativa. Sempre que receber pedidos aprovados, faça o tratamento o mais rápido possivel para não correr risco de perder a reserva.
Para saber mais sobre modelos de Gestão de Estoque no ROI COMMERCE, clique no link abaixo.
Adicionar comentário