O sistema ROI COMMERCE trabalha com a baixa de unidades de estoque automaticamente toda vez que um pedido é imputado na plataforma.
No caso das integrações com Marketplaces (B2W, MAGALU, MERCADO LIVRE, VIA VAREJO, etc…), os pedido só entram na plataforma a partir do momento que seu status é “Aprovado”.
Quando o pedido é integrado na plataforma ROI COMMERCE, o sistema automaticamente verifica o saldo de estoque atual dos produtos envolvidos no pedido e faz a baixa.
Exemplo:
Pedido: ABC123
Integração: Mercado Livre
Itens do pedido: 2 Uni do SKU 212541AB e 1 Uni do SKU 54874CD
Ao gravar esse pedido no ROI COMMERCE, o sistema irá verificar a quantidade de estoque desses dois itens no cadastro do produto e irá fazer o débito da quantidades de unidades de cada item. O sistema também acionará a automação de atualização (Serviço que irá refletir as atualizações dos dois itens nas outras integrações caso estejam configuradas).
Para os casos de pedidos da Loja E-Commerce OPENCART, o sistema já debita as quantidades dos itens mesmo com o pedido em status de “Pendente”.
Caso receba um pedido na loja E-Commerce OPENCART, o sistema já irá fazer a baixa das unidades dos itens que constam no pedido antes mesmo do pedido ser “Aprovado”.
Já para pedidos digitados manualmente através do formulário de digitação de pedidos ou pedidos clonados, esses não levam em consideração nenhuma tratativa de estoque.
Caso um pedido seja imputado através da API ROI COMMERCE, o conceito também é aplicado.
Quanto a aplicação ROI COMMERCE é utilizada por completo, ou seja, utilizando o recurso ERP do sistema (COMPRAS, ESTOQUE, FINANCEIRO E FATURAMENTO), as ENTRADAS e SAÍDAS de estoque se dão nos movimentos de ENTRADA DE NOTA FISCAL e SAÍDA DE NOTA FISCAL. Também é possível fazer lançamentos de ENTRADAS e SAÍDAS manuais através do módulo de Gestão de Estoque.
Fazendo a reposição da baixa do saldo de estoque.
Para fazer o estorno dessa baixa de estoque e voltar com o saldo de estoque baixado no momento em que o pedido foi integrado, existem duas formas:
1ª – Fazendo o cancelamento do pedido através da função “Cancelar Pedido”.
2ª – Quando o pagamento do pedido que veio pendente (Integração OPENCART ROI COMMERCE) é negado pelo meio de pagamento. Quando acontece esse caso, o sistema automaticamente já faz o estorno da baixa de estoque.
Observações importantes sobre a manipulação de estoque tratado na integração de pedidos:
1ª – Quando se usa a integração com ERP BLING e os parâmetros da configuração diz que as atualizações de Estoque, Preço e Status são originadas através do BLING, o sistema vai fazer todo processo acima, mas minutos depois, irá verificar os estoques do BLING e irá manter o q está no BLING conforme parâmetro configurado na integração.
2ª – O sistema não gera reserva de estoque para Carrinhos Abandonados vindo da integração Loja E-Commerce OPENCART.
3ª – O sistema não gera reserva de estoque para pedidos inseridos manualmente no sistema ou pedidos clonados.
4ª – Ao excluir um pedido (para pedidos digitados manualmente através do formulário de digitação de pedidos), o sistema não faz o estono do saldo de estoque, haja visto que não foi feito débito no momento da digitação.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Caso esteja utilizando o modelo de Gestão de Estoque igual à “Entradas e Saídas”, o saldo do produto sempre irá voltar para o saldo atual quando houver quaquer tipo de movimentação ou alteração no produto. Se aquele produto que recebeu um débito de reserva por conta de um pedido vindo de integração for alterado (Formulário ou API) ou ter recebido alguma movimentação de estoque (Entradas ou Saída de Nota Fiscal), esse irá voltar ao saldo atual imediatamente e perderá a reserva feita. Sendo assim, é aconselhavel não deixar pedidos aprovados no sistema sem tratativa. Sempre que receber pedidos aprovados, faça o tratamento o mais rápido possivel para não correr risco de perder a reserva.
Para saber mais sobre modelos de Gestão de Estoque no ROI COMMERCE, clique no link abaixo.
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